Mafalda


quinta-feira, maio 11, 2006



Encontrando luz nas sombras

Imagine um lugar onde você possa ser você mesmo. Vestir a roupa que desejar. Acrescente a este lugar jovens e velhos convivendo harmonicamente. Agora, pense que a maioria dos jovens que vão lá gostam de Metal, mas às vezes você houve alguém tocando uma música caipira e recitando poesias. Não estou inventando, conheço um lugar assim.
Espacialmente, trata-se de um boteco com um galpão nos fundos. Muitos desenhos e muitos pôsteres. Bebidas esdrúxulas! Cenário um tanto mórbido!!! Ironicamente, é neste cenário desfavorável que venho encontrando a paz.
Lá, não importa o que você fez no passado, quanta ganha e se seu nome é importante ou não. O que te define é o que você fala e faz diante das pessoas que estão lá. O que pensarão de você depende de suas atitudes. É na relação com aquelas pessoas, às vezes tão diferentes de você, que sua imagem será construída.
Há um respeito mútuo. As pessoas querem falar, mas também ouvem. Ali, a novidade não é rejeitada. Pedir dicas de livros, de músicas e de poesias não é motivo de vergonha: é um costume!
De vez em quando aparece alguém mais embriagado, um pouco “fora de órbita”. Só que o máximo que pode causar é muitos risos.
Não há luxo, não há dinheiro e muitas vezes, a bebida acaba cedo. Mas há compreensão, experiência e tranqüilidade para tirar as máscaras...

Nenhum comentário: